Uma vivência muito especial
- Comcultura Comunicação e Cultura
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

Por Paulo Azevedo (@soupauloazevedo)
Onde a arte toca, a armadura cai e o coração se enche.
Finalizamos com a alma transbordando a 1ª edição da vivência "Pra não dar trabalho!", um projeto que idealizei e ministrei ao lado da minha parceira de vida e arte @Cris Wersom.
Foram três dias de uma imersão profunda dedicados ao autodesenvolvimento e sensibilização por meio das artes. Como ouvimos das participantes, foi um reencontro potente em um espaço seguro onde a vulnerabilidade deixou de ser um risco para se tornar potência, longe das armaduras do mundo corporativo.
Dividir a facilitação com a Cris é caminhar entre a sensibilidade profunda e a potência criativa. Juntos, abrimos espaço para ampliar a presença, escuta, comunicação e a expressão. Conectar a arte à verdade de cada uma.
Não estamos apenas ensinando técnicas de expressão. Estamos devolvendo o direito à sensibilidade. A arte é o espelho que não mente. Através dela, exercitamos:
- Presença real: Estar inteira no aqui e agora, conectando-se genuinamente com o outro;
- Escuta poética: Ouvir além das palavras, percebendo nuances, tons e silêncios;
- Expressão Autêntica: Comunicar ideias e emoções com clareza, empatia e firmeza.
Quem conhece meu trabalho há 16 anos à frente da @comcultura, sabe que sempre falo que liderar, no cenário atual, exige muito mais do que planilhas e metas: exige a coragem de ser humano.
Permitir-se "dar trabalho" é, no fundo, a liberdade de romper barreiras estruturais e construir conexões reais.
Meu agradecimento especial à @Criswersom por essa parceria tão rica e afetuosa; à @tati_de_souza pela produção mais que impecável; à @camilapicolo por registrar cada momento com sensibilidade; e à Heloisa Montes, Marina Gelman, Adriana Chaves e Bia Nóbrega que abraçaram e espalharam essa proposta. Que venham os próximos encontros!
E, é claro, a cada uma que fez essa primeira jornada inesquecível acontecer e aceitou o chamado de olhar para dentro e ampliar seu campo de ação na vida:
Adriana Chaves Adriana Seixas Braga Alê Bertolla Ana Paula Smidt Bia Nóbrega Cristina Martins, CPA and IFRS Certified Giovana Calenzani Heloisa Montes Juliana Salles Kelly Ribeiro Maria Alice Frontini, PhD Marina Gelman Marisa Reghini Ferreira Mattos
Se você quer saber sobre mais a próxima edição, com turma mista, que vai acontecer na 2ª quinzena de setembro, em Atibaia/SP, faça sua pré-inscrição pelo link: https://lnkd.in/dRSqBMAB





Comentários