top of page

Um bom diretor


Por Paulo Azevedo (@soupauloazevedo)


Um bom diretor não entra em cena no lugar do ator. Ele o conduz para encontrar o melhor caminho.


Essa foi uma das inúmeras coisas que aprendi no teatro e uma das que mais levo para o meu trabalho nas empresas.


Ao longo da minha trajetória como ator e diretor, percebi uma tentação muito comum em quem lidera: assumir o controle quando algo sai do ritmo esperado.


No teatro, esse impulso sufoca a cena.

Nas empresas, sufoca o time.


Quando o diretor entrega todas as respostas, o ator apenas executa. Quando a liderança acha que precisa resolver e decidir tudo, as pessoas param de desenvolver autonomia e responsabilidade.


Sempre digo aos meus clientes da ComCultura: liderar não é ocupar todos os espaços. É saber quais espaços deixar abertos para que os outros crescerem.


Um bom líder faz o que o bom diretor faz:

- Oferece contexto;

- Aponta caminhos;

- Faz boas perguntas.


Ele ajuda a ver o que ainda estava oculto, mas não rouba a experiência de construção do outro. Não entra em cena para provar que sabe mais, e sim para sustentar o ambiente onde cada um reconhece sua própria potência.


O teatro me ensinou a diferença entre protagonismo e centralização.


Acredito que o futuro da liderança está justamente na metáfora entre o diretor de teatro e o diretor de cinema:


- O diretor de teatro administra as inteligências da equipe. Confia no alinhamento e no processo. Quando toca o terceiro sinal e a peça começa, ele precisa confiar na potência do trabalho que foi feito.


- O diretor de cinema, em sua maioria, aposta na hierarquia para ter o controle de tudo. Ele quer que o resultado saia exatamente como imaginou, controlando desde o take no set até a edição final.


No fim, dirigir e liderar têm a mesma missão: criar condições para o coletivo entregar o que ninguém faria sozinho.


Você já trabalhou com uma liderança que fez você crescer sem tentar ocupar o seu lugar?


📸Foto do espetáculo “Raptada Pelo Raio”, da Cia. Livre: Cacá Bernardes.

 
 
 

Comentários


bottom of page