Simplesmente estar presente
- Comcultura Comunicação e Cultura
- há 3 dias
- 1 min de leitura

Por Paulo Azevedo (@soupauloazevedo)
Qual momento da sua carreira te fez guardar uma lembrança especial?
Durante uma convenção, um dos speakers que havia perdido um parente próximo recentemente se emocionou no palco. Por conhecer profundamente a história de cada um, fiquei ao seu lado, em silêncio, oferecendo suporte.
Eu poderia ter feito o que se espera de quem conduz um evento: preencher o vazio. Trazer uma frase de efeito. Seguir o roteiro para aliviar o desconforto.
Não fiz nada disso.
Fiquei ao lado dele. Em silêncio. Dando o apoio sem interromper aquele instante.
Quando ele se recompôs, eu disse à plateia a única coisa que me parecia verdadeira: não existe mensagem mais poderosa do que aquele gesto.
Emocionar-se diante de todos exige uma coragem e uma confiança imensas. É a prova viva de que estamos num espaço seguro. De que somos muito mais do que um crachá.
Quando uma grande empresa vem até a ComCultura contratar uma ação de T&D, faço questão de conhecer profundamente cada pessoa da sala. Fazer isso me permite saber a hora de falar e, principalmente, a hora de calar.
Às vezes, o melhor a se fazer no palco é simplesmente estar presente. E ponto.
Qual foi a última vez que alguém, no seu trabalho, simplesmente esteve ao seu lado quando você mais precisou? Marca essa pessoa aqui nesse post.




Comentários